RESUMO DO PROJETO
Este projeto surgiu da
necessidade percebida durante o desenvolvimento de atividades propostas pelos
professores das Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, muitos alunos
demonstraram dificuldades de digitação, pesquisa, elaboração de slides no Power
Point e até mesmo de ligar o computador.
Nossos jovens não são “nativos
digitais”, ou seja, não vivem num ambiente rico de tecnologias e as usam para
estudar ou informar-se. A maioria são alunos de classe baixa, e não possuem
computador individual. O único acesso acaba sendo o da escola.
Detectado esses problemas, surge
então a intenção da escola em oferecer aos alunos noções básicas de informática,
digitação e pesquisa. Em parceria com os Coordenadores do Laboratório de
Informática, professores e alunos monitores do período vespertino e noturno,
estruturamos o projeto, que beneficiará alunos das Séries iniciais e finais do
Ensino Fundamental, envolvendo os professores de todas as disciplinas.
O apoio e a disponibilidade de
alunos monitores será imprescindível para a execução do projeto.
É preciso
descobrir novos caminhos e modos de atuar que favoreçam um diálogo com a
tecnologia ao promover a inclusão digital e modos de atuar que favoreça um
diálogo com a tecnologia ao promover a inclusão digital. (Introdução a Educação
Digital, 2008, p.09)
Para que
nossos educando possam descobrir novos caminhos, é que colocamos a sua
disposição o ambiente do Laboratório de Informática, oferecendo condições que
viabilizem melhorias no índice de aprendizagem.
O importante é
não se deixar intimidar pelo desconhecimento desse tipo de trabalho,
inexperiência, timidez, medo de errar e aproveitar essa vivência para estudar,
praticar, buscar apoio e aprender mais e melhor. (Introdução a educação
Digital, 2008, p.09)
O contato com o novo precisa se
transformar em experiências que motivem o aluno a buscar o seu desenvolvimento
pessoal e profissional.
Aluno Monitor Wellinghton e alunos do 4º ano A e B |
Buscamos também desenvolver o espírito de solidariedade e responsabilidade nos alunos monitores, acreditamos que é possível atingir o objetivo estabelecido para este projeto.