segunda-feira, 14 de maio de 2012

PROJETO: Inclusão digital: uma responsabilidade social - 2012


RESUMO DO PROJETO


Este projeto surgiu da necessidade percebida durante o desenvolvimento de atividades propostas pelos professores das Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, muitos alunos demonstraram dificuldades de digitação, pesquisa, elaboração de slides no Power Point e até mesmo de ligar o computador.
Nossos jovens não são “nativos digitais”, ou seja, não vivem num ambiente rico de tecnologias e as usam para estudar ou informar-se. A maioria são alunos de classe baixa, e não possuem computador individual. O único acesso acaba sendo o da escola.
Detectado esses problemas, surge então a intenção da escola em oferecer aos alunos noções básicas de informática, digitação e pesquisa. Em parceria com os Coordenadores do Laboratório de Informática, professores e alunos monitores do período vespertino e noturno, estruturamos o projeto, que beneficiará alunos das Séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, envolvendo os professores de todas as disciplinas.
O apoio e a disponibilidade de alunos monitores será imprescindível para a execução do projeto.

É preciso descobrir novos caminhos e modos de atuar que favoreçam um diálogo com a tecnologia ao promover a inclusão digital e modos de atuar que favoreça um diálogo com a tecnologia ao promover a inclusão digital. (Introdução a Educação Digital, 2008, p.09)

Para que nossos educando possam descobrir novos caminhos, é que colocamos a sua disposição o ambiente do Laboratório de Informática, oferecendo condições que viabilizem melhorias no índice de aprendizagem.


O importante é não se deixar intimidar pelo desconhecimento desse tipo de trabalho, inexperiência, timidez, medo de errar e aproveitar essa vivência para estudar, praticar, buscar apoio e aprender mais e melhor. (Introdução a educação Digital, 2008, p.09)

O contato com o novo precisa se transformar em experiências que motivem o aluno a buscar o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Aluno Monitor Wellinghton e alunos do 4º ano A e B



Buscamos também desenvolver o espírito de solidariedade e responsabilidade nos alunos monitores, acreditamos que é possível atingir o objetivo estabelecido para este projeto.